quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Alberto tolerante

Há razões que fazem parar o país. Quando são os Mundiais e os Europeus em que Portugal joga, o país pára para ver o jogo. Quando há uma expulsão na Casa dos Segredos, o país pára para ver a TVI.

Depois há situações que, localmente, querem que o país pare. É por este motivo: http://www.ionline.pt/portugal/funcionarios-publicos-madeirenses-tem-tolerancia-ponto-ver-tomada-posse-jardim-0, que eu gostava de ser funcionário público da Madeira e de viver lá.
Gosto do egocentrismo do Alberto e aprecio que ele faça questão que o vejam. O Governo Regional da Madeira dá tolerância de ponte, para os funcionários públicos poderem assistir à sua tomada de posse, seja pessoalmente ou através dos meios de comunicação.



O nervoso miudinho que o Alberto deve ter ao entrar no salão nobre da Assembleia Legislativa. Imagino-o como no primeiro dia de escola, sem conhecer os colegas, sem saber onde vai ser a carteira dele. Estou a vê-lo a querer fazer novos amigos para poder brincar.

A tomada de posse vai ser uma espécie de teatro da turma para a escola. O actor principal é o Alberto, outros actores são os colegas de turma, entenda-se colegas da Assembleia e os  outros alunos da escola são os funcionários públicos. No final da tomada de posse e da transmissão televisiva, todos vão bater palmas.

Se o Governo Regional da Madeira fosse um reality-show, os participantes de 15 em 15 dias nomeavam-se uns aos outros e a cada mês um seria expulso. A Teresa Guilherme falava com eles no confessionário e metia-se com eles. O diálogo da Teresa com o Alberto no confessionário seria:
- O Alberto tem estado muito apagado na casa. Já não ofende o Sr. Silva, tem estado muito calado.
- Oh, Teresa ainda não me habituei à casa. Isto de estar aqui 24 sobre 24 deixa-me assim.
- Então vamos às nomeações.
O Alberto nomeia dois da Assembleia e depois pede para mandar beijinhos:
- Quero mandar beijinhos para as empresa de Construção Civil que fizeram a Marina do Lugar de Baixo, a Piscina Municipal de Curral das Freiras, o Forum de Machico e claro para os construtores do Heliporto de Porto Moniz.
A Teresa diz que já chega de beijinhos mas ele continua:
- Para os que construíram os túneis, para os meus amigos Banqueiros, para os Presidentes dos nossos clubes de futebol. Para todos os que construíram as 4500 inaugurações que já fiz até hoje. Para o Jornal da Madeira. Para todos os madeirenses que votam em mim.
As expulsões eram por contagem telefónica. A MEO transmitiria a vida deles 24 horas por dia. No final o vencedor pagava a dívida da Madeira.

Tenho um último desejo. A transmissão televisiva da tomada de posse, gostava que fosse um relato futebolístico e que o culminar da tomada de posse fosse: "Alberto João dirige-se para o caderno, ele pega na caneta, aponta ao caderno e assina. Ele assinouuuuuu, ele assinouuuuuuuu, assinouuuuuuuu. Alberto João é, oficialmente, Presidente do Governo Regional da Madeira. Alberto rubricou mais um magnifico jogo, foi o melhor jogador em campo."



Sem comentários:

Enviar um comentário